Futuros mini que são, como e onde operá-los

BrokersIndices / Index


Os «futuros mini» são instrumentos financeiros derivados, contratos que permitem a um investidor especular sobre o movimento futuro de um ativo subjacente, como ações, índices de ações, moedas ou commodities..

Como funcionam os «futuros mini»?


Ao contrário dos contratos de futuros tradicionais, os «mini futuros» se caracterizam por ser contratos de tamanho reduzido, tornando-os mais acessíveis para investidores de varejo. Geralmente, os «mini futuros» têm um valor nominal menor do que os contratos de futuros padrão.

Esses contratos permitem que os investidores operem de acordo com suas expectativas, sejam elas otimistas ou pessimistas, em relação às mudanças que os preços do ativo subjacente (ações, índices de ações, moedas ou commodities) experimentarão.

A rentabilidade dos «mini futuros» é baseada na diferença entre o preço de compra e o preço de venda do contrato. Se um investidor especula corretamente sobre o movimento do ativo subjacente, ele pode obter lucros. No entanto, se o movimento do ativo subjacente for contrário à posição do investidor, ele pode sofrer perdas.

Os «mini futuros» são negociados em mercados organizados, como bolsas de valores ou plataformas eletrônicas de negociação específicas para esse tipo de ativo. Na operação, o investidor pode comprar ou vender esses contratos, dependendo se acredita que o preço do ativo subjacente irá subir ou cair no futuro.

É importante ter em mente que os «mini futuros» são produtos financeiros complexos e envolvem riscos significativos. É recomendável possuir um sólido conhecimento em mercados financeiros e compreender os riscos associados antes de operar com «mini futuros».

Em Portugal, a negociação desses produtos financeiros derivados é regulamentada e supervisionada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

No Brasil, a negociação desses produtos financeiros derivados é regulamentada e supervisionada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Futuros mini exemplos


O futuro sobre o Mini Ibex 35 equivale a um décimo do valor do contrato padrão (10 euros por ponto). Em outras palavras, com o contrato mini, cada ponto do índice tem um valor de 1 euro. Além disso, o contrato micro do índice tem um valor de 0,10 euros por ponto, equivalente a 1/100 do valor padrão.

Entre os mais populares, encontramos os futuros mini ou micro que acompanham o desempenho de alguns dos principais índices de ações do mundo, incluindo o Nasdaq 100, o DAX 30, o FTSE 100, o S&P 500 e o já mencionado Ibex 35.


A título de exemplo, os futuros mini de índices principais, como o S&P 500, possuem uma fração do tamanho e do investimento requerido em comparação com os futuros padrão. O S&P 500 Mini, negociado na CME (Chicago Mercantile Exchange), tem um valor equivalente a um quinto do futuro padrão do S&P 500. Isso significa que os investidores podem operar com esses futuros em uma escala menor e com um investimento inicial reduzido em comparação com os contratos padrão.
No que diz respeito às commodities, destaca-se o futuro do petróleo, o mais conhecido e negociado devido à sua liquidez, que é o West Texas Intermediate (WTI). Cada contrato de WTI equivale a 1000 barris de petróleo e é liquidado por meio da entrega física do ativo subjacente, com vencimentos mensais.


Principais mercados dos futuros mini

  • Brasil:
  • Europa:
    • Mercado Eurex (Alemanha)
    • Mercado Euronext (França)
    • Espanha: Mercado MEFF
  • Americano:
    • Mercado CME (Chicago Mercantile Exchange)
    • Mercado NYMEX (New York Mercantile Exchange)
    • Mercado COMEX (Commodity Exchange)
    • Mercado CBOT (Chicago Board of Trade)
    • Mercado CBOE (Chicago Board Options Exchange)

Para negociar ações, futuros, ETFs ou CFDs, consulte nossa lista dos principais corretores.

Se você quiser saber mais, encontramos este vídeo explicativo.

Tags: , , , , , , ,

Quizás te interese:

Mercados de valores reguladores mundiales
Housers