Estamos acostumados a ouvir falar do índice Nasdaq 100, o S&P 500, o Dax 30, o Nikkei 225 e até mesmo do IBEX 35, mas quais são os principais índices do Brasil?
Os principais índices sempre se referem às principais empresas de um país, como o IBEX 35, que agrupa as 35 principais empresas espanholas. Considerando que o Brasil faz parte do G20 e levando em conta o PIB dos países da América Latina, sem dúvida, é um mercado a ser considerado em nossas possíveis decisões de investimento.
Principais índices de bolsa do Brasil
Como mencionamos, o Brasil faz parte do G20 e possui uma população de mais de 200 milhões de habitantes. O Brasil é uma das economias emergentes mais proeminentes do planeta e os últimos 20 anos têm sido, em geral, de grande crescimento econômico.
Índice Ibovespa
ChatGPT
É o indicador mais importante do mercado de ações do Brasil, também conhecido como índice Bovespa. Bovespa significa, em português, Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, cidade onde está localizada a principal bolsa de valores do país sul-americano.
Como curiosidade, vale ressaltar que este índice é caracterizado por não ter sofrido nenhuma modificação metodológica desde sua implementação em 1968.
As principais características do índice são as seguintes:
- Em termos de capitalização de mercado, as empresas que o compõem são responsáveis por 70% da capitalização de mercado de todas as empresas com ações negociadas na Bolsa de São Paulo.
- A Bolsa de São Paulo calcula seu índice em tempo real, levando em consideração as últimas cotações realizadas no mercado.
- Quanto à liquidez, as ações que fazem parte do índice representam mais de 80% do volume de negociação realizado no mercado de valores de São Paulo.
Entre as empresas que fazem parte deste índice estão algumas como: Banco Bradesco, Aracruz Celulose, CESP (energia), CCR (rodovias), Braskem (química), Cetip (finanças e seguros), Bradespar, Eletrobras, Petrobras, Usiminas, etc.
Ibovespa avaliação e evolução
Evolução do índice nos últimos 5 anos.
Para consultar a avaliação na Bolsa de São Paulo.
FTSE Brasil Capped
Este índice é fornecido pela empresa FTSE Russell, uma subsidiária da Bolsa de Londres, que também possui outros dos principais índices globais, como o FTSE 100, que é o principal índice da Bolsa de Londres.
O FTSE Brazil é composto por aproximadamente 100 das empresas brasileiras com maior capitalização de mercado, sendo esse número variável ao longo do tempo.
Ao ter 100 empresas, o FTSE Brazil tem uma exposição maior a empresas de menor capitalização em comparação com o Ibovespa ou o MSCI Brazil, que são compostos por um número menor de empresas.
É chamado de FTSE Brazil Capped, pois é um índice que impõe certos limites (capped, em inglês). Esses limites são impostos às ponderações das ações dentro do índice que resultariam de sua capitalização de mercado.
FTSE Brasil avaliação e evolução
Evolução do índice nos últimos 5 anos.
Para consultar a avaliação na FTSE Brasil
Se você está pensando em investir, consulte nosso ranking de brokers.